Processo de Avaliação na escola.
Na maioria das escolas brasileiras o processo de avaliação é baseado simplesmente na aplicação de PROVAS. Existe uma minoria , com destaque para aquelas denominadas “Escolas Conceitos” ( Mensalidade média de R$ 5000,00 )que possuem professores com dedicação exclusiva e podem criar sistemas mais completos com , além das provas , avaliação da criatividade , participação , trabalho em equipe … , quase chegando próximo daquilo que é considerado ideal. Em suma, avaliar é um desafio.
E nas pequenas escolas como a nossa? Infelizmente , não tenho como negar: É FALHO. Baseado em provas pode não apresentar o aprendizado levando a interpretações imprecisas, influenciadas por emoções do momento e o mais preocupante, resultar em trauma para algumas crianças.
Mas, qual a FINALIDADE básica de um processo de avaliação? É um corretor de trajetória , é uma análise instantânea de como nossa criança está se desenvolvendo , é um diagnóstico de dificuldades que precisam ser corrigidas imediatamente com uma intervenção para diminuir ou até encerrar com uma dificuldade da criança entre outras.
Assim, assumo, aqui e agora, minha preocupação com este processo. Preciso que este seja desafiador sem ser traumatizante , seja constante sem ser cansativo , seja incentivador e não desestimulante e que seja engrandecedor sempre. Mas como fazê-lo? Não sei, mas que algo será feito para mudar essa realidade , TENHAM CERTEZA !